2ª etapa do Projeto Origens de Garapuá constrói legado junto a população com sustentabilidade e direitos fundamentais

22 de março de 2021

Dando início a Etapa II do Projeto Origens de Garapuá, a equipe do Instituto IRIS busca construir regulação de termos de conduta locais junto aos moradores, além de estimular práticas sustentáveis e de transformação socioambiental. Desenvolvido em paralelo com a comunidade e os principais nichos de atividades (pesca, transportes terrestres e aquáticos, preservação das praias e turismo comunitário), a criação de regulamentos locais tem o fim de estruturar as necessidades da comunidade e orientá-los a estabelecer este código de conduta de dentro para fora da ilha. 

Aliadas às reuniões, também acontecerão Oficinas de Co-criação sustentáveis, onde os moradores de Garapuá aprenderão sobre como implementar ideias de conservação do tesouro natural e como exercer seus direitos fundamentais com autonomia e consciência social. Como produto final desta etapa, acontecerá a apresentação do Edital Garapuá Criativo, como uma forma de recompensar o acolhimento dado pelos nativos à equipe e também incentivar o potencial criativo no tocante às ideias de sustentabilidade social e ambiental do povoado. As três melhores ideias receberão prêmios de até R$1.500 em espécie, custeados pelo projeto.

As articulações com a população seguirão realizadas remotamente, através de um grupo no WhatsApp, onde as inscrições, interações e participações de cada morador serão monitoradas constantemente, contando com o suporte dos articuladores locais. O anúncio dos ganhadores será feito por vídeo, a ser publicado no grupo da Associação de Moradores e as premiações, distribuídas em transações bancárias.

 

Acesse o link do formulário para participar do edital!

Compartilhe!
Deixe seu comentário: