OBJETIVOS

— Sensibilização da população civil em relação à realidade de homens, mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social;

— Potencializar as ações de rede de assistência à população em situação de rua;

— Fortalecimento das redes de apoios entre entidades que prestam assistência  população em situação de rua e os shoppings;

— Contribuir com a melhoria na condição da população em situação de rua;

— Contribuir com a construção da resiliência de homens, mulheres e crianças que vivem na extrema pobreza.

 

ANO

2020.

 

LOCAIS DE ATUAÇÃO

Boulevard Shopping Belo Horizonte, em Belo Horizonte/MG e Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo/SP.

 

ABORDAGEM

Alinhado com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 1, “Erradicação da Pobreza”, um dos mais desafiadores da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, o projeto ‘Ruas’ convida a sociedade a compartilhar, a desempenhar seu papel cidadão e de cuidado com o próximo. Através de uma articulação com as Organizações da Sociedade Civil que desenvolvem trabalhos e ações assistenciais a essas pessoas, o projeto Ruas potencializa seu atendimento e impacto, fazendo a diferença na vida desses homens, mulheres e crianças. Numa articulação entre os Shoppings da Regional São Paulo da Rede Aliansce e o IRIS, o projeto foi criado visando utilizar os Shoppings como um grande espaço de mídia para a campanha de comunicação que convocará a sociedade a doar roupas, alimentos, cobertores, dentre outros, para as Organizações da Sociedade Civil que atendem estas pessoas. O IRIS articulou a parceria com as instituições e fez essa conexão entre a equipe dos shoppings e os responsáveis, organizando as retiradas e gerenciando a movimentação de ambas as partes. 

Apresentação do Projeto

O Projeto IGUATEMI TRANSFORMA COM ARTE visa desenvolver, com crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas de Salvador, a linguagem da arte-educação através das artes plásticas e da literatura, ampliando a formação artística, estética e pessoal do aluno por meio de atividades lúdicas realizadas nos intervalos das aulas (recreio).

O Shopping Iguatemi através do Projeto IGUATEMI TRANSFORMA COM ARTE legitima seu compromisso com a cidadania, fazendo valer a intrínseca comunhão entre cultura, sociedade, educação e conscientização, fatores relevantes na formação do cidadão integral

Justificativa

A proposta de se trabalhar com arte na educação se deve ao fato desta ser uma grande aliada à melhoria do rendimento escolar do aluno, uma vez que apresenta uma forma mais agradável de construção do conhecimento, pois procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade do individuo sem ter como preocupação única à formação de artistas.

O interesse de se trabalhar durante o intervalo se deve ao fato da ausência de espaço físico das instituições escolares públicas, que na maioria das vezes não permite a saída dos alunos da sala de aula no horário do “recreio” por não dispor de dependências para o lanche nem quadra para esporte ou qualquer outro local para lazer. O que implica na suspensão dos momentos de integração e troca de experiência entre alunos, professores e funcionários.

A realização de atividades de arte-educação neste intervalo de tempo incentivará a imaginação, a observação, o raciocínio e a capacidade psíquica do aluno, bem como suas relações interpessoais. Além disso, é uma oportunidade para “resgatar” a função social da escola como um espaço agradável para o aprendizado do aluno.

Metodologia aplicada

O Projeto IGUATEMI TRANSFORMA COM ARTE está dividido em duas propostas de aprendizagem: oficinas de literatura com contação de histórias e leituras dramatizadas e oficinas de arte.

O Projeto está baseado nos princípios da Metodologia Triangular que propõe três eixos de conhecimento em arte: fruição, contextualização e produção. A cultura visual e literária quando a criança ou adolescente terá seu olhar estimulado e educado, desenvolvendo seu senso crítico.

Os participantes serão motivados a aprender e desenvolver técnicas artísticas bem como utilizar instrumentos e suportes diversos na elaboração de composições plásticas e literárias.

O Projeto desenvolverá oficinas artísticas, através da exposição e estudo de obras de arte e livros de literatura.  Serão trabalhadas técnicas de interpretação, de leitura e de representação.

Cada oficina terá duração de 30 minutos ou enquanto durar o recreio e será realizada duas vezes por semana. Serão coordenadas por educadoras das áreas de letras e artes plásticas.

Nas Oficinas de Artes Plásticas as crianças e adolescentes estarão em contato com imagens de referência para ampliar o repertório imagético e iniciar o processo de alfabetização visual. O que permitirá a identificação futura de imagens de qualidade e significância, podendo utilizar desse saber em outras áreas de conhecimento ou trabalhos escolares. O aluno será orientado pelo monitor do Projeto sobre técnicas, materiais e suportes, bem como o uso de elementos artísticos formais na elaboração da composição plástica.

As Oficinas de Literatura oportunizarão o contato dos alunos com textos literários de diversos autores e múltiplos conteúdos. De forma lúdica e prazerosa os alunos ampliarão através da arte da literatura, o vocabulário e o poder interpretativo e de síntese, fator esse que contribui na sua formação social e pessoal. A leitura é a base para o crescimento do aluno em qualquer disciplina e para a formação crítica e consciente do cidadão.  É responsável pela formação do leitor sensível e possui capacidade agregadora de valores e identificações.

Etapas

  1. Planejamento
  2. Oficinas Literárias e de artes plásticas
  3. Avaliação
  4. Exposição

Avaliação

A avaliação do Projeto será processual durante as oficinas e após as mesmas serão revistos pontos a serem melhorados. A avaliação dos alunos se desenvolverá a partir dos seguintes indicadores:

  • Número de alunos participantes das oficinas.
  • A freqüência dos alunos nos dias de oficina.
  • Comportamento dos alunos em ir buscar livros na biblioteca da escola.
  • Ações para a transformação do espaço estético da instituição.
  • Utilização das técnicas artísticas em outras áreas do conhecimento.
  • O uso de estereótipos nas composições artísticas.
  • Maior aproximação com textos literários
  • Maior interesse pelos textos literários
  • Maior capacidade de relacionar textos e idéias

Atividades desenvolvidas

Atividades extra-classe são realizadas durante todo ano em museus, teatros e  cinemas como proposta de enriquecer o repertório artístico dos alunos, conhecer os centros culturais de Salvador, e promover trabalhos interdisciplinares.